Tratamentos da Gengiva – Consulte um Periodontista

Sangramento gengival

Suas gengivas sangram quando você as escova ou passa o fio dental? Provavelmente você tem doença periodontal.

Por que devemos tratar com um especialista em periodontia?

Porque o especialista tem condições de examiná-lo e diagnosticar as patologias adequadamente alem de tornar o tratamento bem mais confortável uma vez que utiliza técnicas e aparelhos especiais.

Gengivite

É a doença periodontal que se limita à gengiva, a qual inflama devido à presença da placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva. É de fácil tratamento.

Normalmente, com uma visita ao dentista para profilaxia, uma correta escovação e uso do fio/ fita dental, a doença regride, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que sustentam os dentes ainda não foram atingidos.

Os principais sinais são o sangramento após escovação ou uso do fio/fita dental e a gengiva levemente inchada e avermelhada.

Se não for tratada, a gengivite pode progredir para uma periodontite.

Periodontite

É a doença periodontal que atinge os tecidos de sustentação dos dentes. Nessa doença o osso vai sendo reabsorvido devido à infecção. A gengiva “descola” dos dentes, formando a chamada bolsa periodontal. Nesse estágio, por se tratar de algo mais grave, consultar o dentista é importantíssimo, pois, se não tratada a tempo, a doença pode causar a perda dos dentes. Depois de tratada, escovar os dentes e usar o fio/fita dental corretamente ajuda a prevenir essa doença e manter a saúde oral.

A CAUSA:
A principal causa da doença periodontal é a placa bacteriana, que é um acúmulo de bactérias vivas e de resíduos de alimentos que se depositam sobre os dentes quando não é realizada uma boa higienização bucal. Entretanto, existem outros fatores que podem agravar a doença, como o fumo, estresse, alguns medicamentos, mudanças hormonais como no caso das mulheres durante a gravidez, diabetes e outras doenças que afetam o sistema de defesa do organismo.

por Dra. Mariana Fonseca

Especialista em Periodontia

Artigos mais lidos

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp